(47) 3029-4322 – 99624-0246       ebd@adjoinville.org.br
A Escola Bíblica Dominical que transforma vidas.

A Escola Bíblica Dominical que transforma vidas.

Nas palavras de Paulo Freire, a educação não transforma o mundo, ela muda pessoas, e pessoas mudam o mundo. Parafraseado o conceito e contextualizado ao cristianismo, possibilita inferir que Jesus não morreu em uma cruz para transformar o mundo, ele morreu para transformar pessoas, e pessoas transformadas por Cristo podem mudar o mundo. Não obstante a sua obra salvífica (morte, ressurreição para remissão dos pecados), ele concedeu seu Espírito e deixou sua palavra (Bíblia) para orientar sua igreja. Como uma ferramenta erigida por Deus, guiada pelo Espírito Santo, surge a Escola Bíblia Dominical para auxiliar as pessoas na compreensão das Escrituras, como instrumento evangelizador e como um ambiente de interação, para transformar, verdadeiramente, as pessoas.

A igreja, paulatinamente, está se desviando do seu propósito original, apresentar Cristo, de maneira correta, as pessoas. Isto, por conta de perderem, na sua maioria, o interesse pelo estudo da Palavra de Deus. Desta forma apresentam Jesus, simplesmente, como um solucionador de problemas, um amuleto ou um caminho para prosperidade. Como uma intervenção divina, a Escola Bíblica Dominical(EBD) aparece para levar as pessoas a Palavra de Deus, o único caminho para fugir desta crise existencial da igreja.

Como portadora das Escrituras, a EBD tem responsabilidade, não apenas com os convertidos, mas com todos os que ainda não conhecem a Deus. Nestas circunstâncias, portanto, evangelizar faz parte de sua natureza. Sendo assim, é imprescindível, que as pessoas atuantes (professores, coordenadores, secretários, etc) sejam pessoas transformadas, cheias do Espírito Santo e comprometidas com as Escrituras, uma vez que estes são os requisitos, básicos, para mudar outras pessoas.

A EBD, como agente transformador, tem sua função interativa, ou seja, ela é um ambiente de Koinonia, de união, de comunhão entre as pessoas. Igreja cheia do Espírito, balizada nas Escrituras, compreende que estar junto ao próximo é a melhor maneira de viver o amor, experimentar seu conhecimento do evangelho e praticar autêntico cristianismo.

É perceptível, portanto, que Escola Bíblica Dominical não é apenas mais um departamento da igreja, mas sim, um instrumento para transformar vidas. Uma igreja sem EBD é uma igreja de pouca transformação, uma vez que barulho não transforma ninguém, emocionalismo não muda caráter e prosperidade não é salvação. Mas, contudo, o Cristo conhecido, e vivido segundo sua Palavra, muda atitudes, transforma mentes e corações e ainda garante a salvação. O momento é, e a hora chegou, de reconhecer o verdadeiro valor, e a relevância que a Escola Bíblica Dominical tem para transformar a igreja moderna.

Claudio José Bezerra de Aguiar. Presbítero, Mestre em Teologia, Pós-graduado Docência do Ensino Religioso, Bacharel Teologia.

REFERÊNCIAS

FEE, Gordon; Stuard, Douglas. Entendes o que lês: um guia para entender a Bíblia com auxílio da exegese e da hermenêutica. São Paulo: VIDA NOVA, 2008.

KUNZ, Claiton. As parábolas de Jesus e seu ensino sobre o reino de Deus: desenvolvendo o mistério das 42 parábolas muito além do óbvio…

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do pentecostalismo no Brasil. São Paulo: LOYOLA, 2005.

MUELLER, Enio R. Teologia Cristã em poucas palavras. São Paulo: TEOLÓGICA, 20005

ebd_site

Escola Bíblica Dominical, a escola da família cristã, primando pelo fortalecimento e crescimento do Corpo de Cristo.

Deixe uma resposta

Fechar Menu