Sobre a EBD


Síntese Histórica da Escola Bíblica
Dominical de Joinville

Raízes Bíblicas

A EBD moderna como temos hoje, tem suas origens no antigo testamento quando Deus prescreveu aos patriarcas e ao povo de Israel a importância de observar a Lei Divina.

Desde os dias de Moisés a responsabilidade do ensino religioso era dos pais. De fato, o lar sempre foi e sempre será o lugar onde os filhos devem aprender a temer e amar ao Senhor. A bíblia diz:

“E as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao [deitar]-te e ao levantar-te (Dt 6:7)”.

Estudando o Pentateuco percebemos que havia reuniões públicas em que participavam homens, mulheres e crianças, para aprenderem a Lei Divina, conforme Dt 31:12, 13.

Nos Dias de Jesus a preocupação com o ensino não era diferente. Jesus, o Mestre dos mestres, priorizou o ensino sendo o nosso exemplo: Ele ensinou nas sinagogas, em casas particulares, no templo, nas aldeias, ensinava as multidões e a pequenos grupos e individualmente.

A Escola Dominical Atual

A Escola Bíblica Dominical como hoje conhecemos, nasceu na cidade de Gloucester no sul da Ingraterra no ano de 1780, tendo como seu fundador o jornalista evangélico (episcopal) Roberto Raikes de 44 anos de idade. Raikes sentiu-se inspirado a fundar a Escola Dominical ao sentir compaixão por ver crianças que perambulavam pelas ruas de sua cidade entregues a ociosidades, ao abandono e ao vicio sem qualquer orientação espiritual e perspectiva de vida.

No inicio do seu trabalho Raikes enfrentou muita oposição, as igrejas da época classificaram o surgimento da EBD como inovação e algo desnecessário. Alguns mais radicais acusavam Raikes de “profanador do domingo”. Diziam os seus oponentes que reunião de crianças mal comportadas no templo era uma profanação. Porém Raikes pode contar com uma coluna forte na defesa e apoio da Escola Dominical, o jornal do qual ele era redator publicou uma série de artigos sob o título “A Escola Dominical” sendo reproduzido nos jornais londrinos.

Em 1784, isto é, quatro anos após o inicio do movimento, a EBD já contava com mais de 250 mil alunos matriculados. Assim começou mais um dos movimentos poderosos da história da igreja.

Escola Dominical no Brasil

Conta-se que em 29 de abril de 1836 desembarcou no Rio de Janeiro, proveniente de New York, Estados Unidos, o missionário Justin Spaulding, acompanhado de sua esposa, o filhinho Levi e sua empregada. Em carta ao secretário da Sociedade Missionária da Igreja Metodista Episcopal (IME), datada de 05/05/1836, menciona que já havia organizado uma pequena escola dominical com um grupo de metodistas, anteriormente evangelizado pelo Missionário Fountain E. Pitts.

Porém o trabalho da igreja metodista no Brasil teve pouca duração e em 1841 ela encerrou suas atividades, vindo a se instalar definitivamente no Brasil só em 05/08/1867.

Em 19 de agosto de 1855 a Escola Bíblica dominical teve inicio em caráter permanente no Brasil, na cidade de Petrópolis – RJ. O fundador foi o missionário Robert Read Kalley (1809 – 1888) e sua esposa Sra Sarah Poulton Kaley (1825 – 1907), da igreja congregacional, vindos da Escócia.

Ele anteriormente um médico ateu, porém depois teve um encontro com Deus sob circunstancias especiais, entregou-se à obra missionária. Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assistiram àquela aula, mas foi o suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país.

A EBD veio para ficar e ficou. Avançou e vem avançando e crescendo entre todas as congregações. Há igrejas que no seu inicio não dão valor ao ensino, mas logo após sente-se na obrigação de instituir a Escola Dominical, para que haja crescimento sólido e permanente. Foi assim que começou a EBD, um dos movimentos mais poderosos da história da igreja do Senhor.

A Escola Bíblica Dominical na IEADJO

O fundador da EBD em Joinville (IEADJO) foi o missionário norte-americano Virgil Frank Smith, que, por treze anos dedicou-se a Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Joinville – SC. Aqui chegando em 1942, sua primeira iniciativa foi criar a Escola Bíblica Dominical, incumbindo para a sua superintendência o então Professor João Bernardino da Silveira Junior. A primeira iniciativa do nosso lembrado irmão Jango, como era conhecido, foi separar os alunos por idade, o que hoje conhecemos por “faixa etária”. Ficaram então assim distribuídas as classes: Adultos Masculinos, Adultos femininos, Moços maiores, Moços menores, Moças maiores, Moças menores. Infantil com classes: 0 a 7 anos e 8 a 12 anos.

A EBD em Joinville, desde 1942 contou com 13 dedicados servos de Deus que já aturam intensamente á frente da supervisão geral da EBD no campo de Joinville. Cada um desses homens e mulheres de Deus deixaram profundas e excelentes marcas na história da EBD em Joinville. Atualmente, a EBD em Joinville tem como seu diretor geral, desde 02 de Fevereiro o Pr. Josias Rosa.

A igreja de Joinville sempre primou pelo preparo dos professores, envia ate hoje grandes grupos para congressos e conferencias.

Em 1974, Joinville enviou ao Rio de Janeiro o 1º grupo de 12 professores para o 1º CAPED NACIONAL (Curso de Aperfeiçoamento de professores de Escola Dominical). Com o retorno desses professores motivados pelo ensino, foi criado em Joinville o Mini-CAPED, para a capacitação dos professores em nossa cidade.

Sentindo a necessidade de uma constante preparação e capacitação em nosso quadro de colaboradores, a EBD durante esses longos anos criou vários cursos como:

Curso Preparatório de Orientadores de crianças (CPOC)

Cursos para Professores e Líderes de Adolescentes (CPLAD)

Curso para superintendentes de Escola Dominical (CSED)

Curso de Orientação e Motivação para Professores da Escola Dominical (COMPED).

Encontro de Escola Bíblica Dominical (ENCOEBD)

Com o objetivo de ampliar a capacitação e formação de novos professores e lideres na área de educação cristã, a IEADJO, através da Escola Bíblica Dominical, criou o CCOM (Centro de Capacitação e Orientação Ministerial) onde foram incorporados os cursos já mencionados. O CCOM já conta com seu credenciamento junto ao CEC-CGADB.

Joinville Brilha no cenário Nacional como uma grande escola, tanto em números como em organização.

Em tudo, toda honra, todo louvor, toda gloria e toda gratidão sejam dadas a Deus: Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.

Texto: Pr. Josias Rosa (Coordenador Geral da EBD de Joinville)